Entenda os prazos ideais para a troca do óleo do seu carro

Confira dicas para saber o momento indicado para troca de óleo do motor, caixa de câmbio, freios e direção hidráulica

Quando o assunto é manutenção do carro muitas dúvidas surgem. A troca de óleo, por exemplo, é um dos temas que podem causar indecisões, principalmente, em relação à troca de óleo de motor, caixa de câmbio, freios e direção hidráulica.

Todo óleo tem data de validade e precisa ter os prazos respeitados para garantir o bom funcionamento do veículo. Com o tempo, o óleo ficará cada vez mais sujo, mais espesso, e perderá as propriedades ideais para a função que foi designado.

Muitas pessoas só fazem a manutenção no carro quando já está no limite, ou quando o ele já parou de funcionar. O veículo precisa ser bem cuidado e, dentre tantos outros fatores, a troca de óleo se inclui nestes cuidados.

Confira a seguir os prazos ideais para cada caso de troca de óleo.

Óleo do motor: 

 Prazo: difere para cada modelo e, por isso, o ideal é sempre consultar o Manual do carro. Entretanto, geralmente, em condições de rodagem ideal, aconselha-se a troca a cada 10 a 15 mil quilômetros (ou um ano). Importante: o prazo pode ser menor – 5 ou 7 mil quilômetros (ou seis meses) – em casos de condições adversar para o carro, como trânsito caótico, superfícies irregulares e altas temperaturas.

Atenção: o procedimento de troca de óleo do motor deve ser feito com o carro parado há mais de cinco minutos e em terreno plano, para evitar erro de leitura.

Óleo da caixa do câmbio: 

Prazo: para carros com transmissão automática a troca é aconselhada a cada 40 mil a 60  mil quilômetros, dependendo do veículo e do fabricante. Por isso é fundamental seguir as orientações de cada montadora. O nível deve ser checado a cada revisão ou a cada seis meses.

 

De modo geral, os carros de câmbio manual não exigem a troca do óleo.

 

Fluido de freio: 

Prazo: a troca deve ser realizada a cada 40 mil quilômetros ou dois anos. Este é um fluido que absorve água e, portanto, sofre oxidação ao passar do tempo, e é um óleo submetido a altas temperaturas, uma vez que a cada frenagem há geração de calor.

 

Lubrificante (ou óleo) da direção hidráulica:

Prazo: este é um caso em que a maioria das montadoras não considera necessária a troca. Entretanto, caso o nível esteja abaixo do mínimo, a reposição do lubrificante é importante para evitar desgaste no sistema de direção.

 

Lembre-se:

A lubrificação depende da fluidez do óleo – se não há a fluidez ideal na velocidade o desgaste das peças poderá aumentar.

A fluidez tem relação direta com a viscosidade – quanto mais viscoso for o óleo, menos fluido ele será. Os lubrificantes usamos nos motores são multiviscosos, ou seja, desenvolvidos para ter seu desempenho otimizado na temperatura de trabalho ideal dos motores.

 

Dicas:

  1. Se você realiza um trajeto curto diariamente, procure por um óleo “mais fino” quando frio, sempre respeitando as especificações da norma técnica do fabricante do seu carro.

 

  1. Se o seu carro for mais antigo, verifique a possibilidade de usar um lubrificante mais moderno, já que o manual original indicava o que a tecnologia da época de lançamento recomendava. Com as inovações técnicas dos lubrificantes, um óleo mais recente poderá ajudar a preservar o motor do veículo.

 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as trocas de óleo e seus prazos, observe como está seu veículo. Além da troca de óleo, o proprietário do carro deve estar atento à outras necessidades do veículo, priorizando sempre uma boa manutenção, evitando gastos acima do programado.

 

Na MMcar você conta com profissionais especializados para ajudar a identificar os problemas do veículo e indicar os serviços ideias. Agende a troca de óleo do seu carro na MMcar e venha tomar um delicioso café conosco!

 

Até a próxima!